O setor odontológico tem apresentado uma curva de crescimento muito satisfatória nos últimos anos no Brasil. A ortodontia e implantodontia foram as grandes responsáveis pelo crescimento desse gráfico, apesar das diversas especialidades da odontologia. Nesse movimento, um outro tipo de negócio cresce em consequência da demanda: a clínica de radiologia odontológica.
Na maioria dos casos em que um dentista está para iniciar um tratamento, pelo menos uma radiografia panorâmica é solicitada. Esse ato impacta no crescimento da área radiológica, beneficiando não só o profissional como o próprio paciente, já que os exames podem evitar questionamentos no futuro.
No entanto, quem deseja abrir uma clínica de radiologia precisa estar atento a uma série de detalhes. Afinal, a saturação do mercado tem refletido o mal preparo de empreendedores que, sem o planejamento adequado, não demoram muito até fechar suas portas. Esse quadro existe e, com certeza, você não quer passar por ele.
Neste artigo, falaremos sobre os principais pontos que devem ser observados ao montar uma clínica de radiologia odontológica. Continue acompanhando e fique por dentro de tudo sobre o assunto.
Quem pode abrir uma clínica de radiologia odontológica?
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os serviços de saúde devem ser registrados por um especialista da área. A regra é simples e direta.
O responsável pelo empreendimento precisa ter um registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). A exigência é o mínimo para que a as partes interessadas da empresa trabalhem com a segurança de que estão sendo geridas por alguém com formação na área da saúde. Além disso, o requisito facilita o trabalho da fiscalização pública.
Como se planejar para montar uma clínica de radiologia?
Uma clínica radiológica apresenta certas particularidades, principalmente por conta da radiação ionizante. Nessa empreitada, cada detalhe precisa ser planejado com bastante cuidado. Objetivos, orçamentos, marketing, legalidades, equipamentos, recursos humanos, enfim, são muitas as decisões a serem avaliadas. Portanto, a seguir, vamos destacar os pontos mais relevantes que você precisa conhecer.
Entender o mercado
Em seu planejamento, um dos principais fatores é definir um objetivo central para o seu negócio e entender como sua empresa atuará no mercado escolhido. Uma clínica de radiologia odontológica trabalha para dois públicos: o paciente e o dentista.
Conhecendo essa informação, é preciso traçar estratégias de mercado para estabelecer como será o relacionamento da sua empresa com cada um dos dois públicos, acolhendo as demandas que surgirem.
Uma boa dica é atender de forma sempre personalizada. O cuidado com o cliente é fundamental em qualquer tipo de negócio, portanto, a definição da abordagem ganha importância crucial logo no início. Algumas estratégias de mercado para as clínicas de radiologia odontológica são:
- a criação de mais unidades em tempo recorde;
- o credenciamento aos planos de saúde e convênios odontológicos;
- a união de pequenos negócios em regiões que não entram em competição.
Estruturar o maquinário
O maquinário de uma clínica de radiologia é robusto e caro. Quem está disposto a fazer esse investimento deve se preocupar não apenas com a aquisição de aparelhos em perfeito estado, mas que sejam novos e, de preferência, com garantia e orientações de fabricantes.
Para além disso, será necessário o uso de equipamentos específicos de segurança e manutenção das máquinas. Por falar nisso, na busca por atuar de forma preventiva, o empreendedor deverá pensar em materiais substitutos para casos de acidentes.
Um memorial para descrição das funções oferecidas no espaço é um requisito específico que precisa ser exposto no local. Nele, deverão ser identificados o responsável legal e uma lista com os procedimentos realizados (e quais são os respectivos equipamentos em atividade).
Na lista de máquinas, é ideal descrever qual a marca, ano de fabricação e utilidades. Sempre que novos equipamentos integrarem o patrimônio da empresa, o memorial deverá ser atualizado.
Definir a localização da clínica de radiologia
Como as atividades da clínica apresentam riscos, ela não poderá ficar em qualquer lugar. A prefeitura da cidade estabelece qual a zona específica para a instalação do empreendimento, fornecendo o alvará de funcionamento.
A estrutura do local também tem especificidades. Se o empreendedor decidir construir o local iniciando uma obra, será necessário ter um projeto aprovado pela prefeitura e pelos órgãos que farão vistorias. Os limites de posicionamento das máquinas e equipamentos carecem de muita atenção, assim como a localização das janelas, por exemplo.
Conhecer a legislação
Para abrir o empreendimento, é importante estar por dentro das normas do Ministério da Saúde para os serviços e clínicas de radiologia. Nesse caso, há duas legislações principais.
RDC nº 50/2012 (Anvisa)
Essa resolução da Anvisa determina como as construções e reformas devem ser, abordando todo o regulamento técnico para planejamento, elaboração, programação e verificação de projetos físicos de estabelecimentos de saúde.
Portaria 453/1998 (Ministério da Saúde)
Com instruções a respeito de infrações, inspeções sanitárias e autoridades sanitárias, a portaria 453/98 aprova regulamento técnico com especificações de proteção radiológica. Válida em nível nacional, estadual e municipal, ela determina os requisitos do projeto (de construção ou reforma) em busca de diminuir as exposições à radiação ionizante.
De acordo com a legislação, a empresa deverá manter um supervisor de proteção radiológica de radiodiagnóstico para se responsabilizar pelas ações protetivas. Além disso, um responsável técnico odontólogo precisará responder pelos procedimentos radiológicos gerais.
Como oferecer um bom serviço?
Para se destacar em um mercado tão competitivo, é importante saber qual será o seu diferencial vantajoso. Um dos fatores mais importantes para a sua marca será a sua reputação. Por isso, vamos listar os erros que não devem ser cometidos de modo algum pela sua empresa.
Atrasos do diagnóstico
Atrasos no serviço da sua clínica poderão jogar seus planos positivos por água abaixo. Isso porque, se a emissão de um laudo atrasa, os procedimentos que acompanham o processo de diagnóstico de uma pessoa podem ser prejudicados.
Independentemente da situação, será sempre bom que os resultados sejam emitidos conforme o combinado. Invista na agilidade de captura, boa gestão do atendimento, rapidez no fluxo de processos e emissão correta de resultados.
Falhas em equipamentos
Equipamentos desconfigurados podem alterar os resultados de um exame. Imagine só se a clínica é responsável por diagnósticos errados por conta de falhas nas máquinas. Assegure-se de que seus equipamentos de trabalho estejam bem calibrados e sem defeitos. A manutenção preventiva nunca pode ser negligenciada.
Erros de imagem
A qualidade de imagem radiográfica é uma das principais características desse negócio. Ela é um fator determinante na hora de realizar um diagnóstico. Se a qualidade da imagem radiológica não for boa o suficiente, será necessário refazer o exame. Além disso, ela poderá interferir diretamente na análise dos radiologistas e de outros profissionais envolvidos.
Uma vez que a imagem precisar ser refeita, prejuízos poderão vir. O profissional terá retrabalho, os equipamentos terão uso desnecessário e o paciente será exposto a novas doses de radiação.
Não são poucos os casos em que a imagem falha quando o exame sai da tela do computador e vai para as mãos dos dentistas. Esse erro pode acontecer por conta do mau comportamento da impressora ou calibração incorreta dos equipamentos, entre outros fatores.
Cada exame depende de uma calibração específica. Portanto, preste sempre atenção na qualidade das impressões para evitar erros nos diagnósticos, gerar despesas para a empresa ou até mesmo uma ação judicial no futuro.
Como credenciar a clínica em planos e convênios odontológicos?
Credenciar a clínica de radiologia é uma alternativa interessante para quem está dando os primeiros passos em um mercado novo, quando ainda não há uma carteira de clientes mais expressiva.
Contratar o plano ou convênio odontológico é a primeira iniciativa. Na maioria dos casos, o pedido deverá ser formalizado por meio de um cadastro em que você deverá passar informações sobre o seu negócio.
A documentação exigida é básica e o processo não é feito com etapas complicadas. Pelo contrário! Confira, a seguir, quais os documentos exigidos:
- contrato social ou ata de constituição do consultório odontológico (última ata ou a
- alteração contratual mais recente);
- cartão do CNPJ, de preferência com a data mais atual;
- inscrição atualizada do CCM ou do ISS junto à prefeitura na qual o
- consultório odontológico está situado;
- comprovação de cadastro no CNES para estabelecimentos odontológicos;
- último comprovante do pagamento do ISS e da Taxa de Fiscalização de Estabelecimento;
- inscrição ativa do consultório no CRO (Conselho Regional de Odontologia);
- alvará atualizado da vigilância sanitária;
- informações profissionais do denstista responsável pelo consultório, como, CPF, CRM, currículo, diplomas de graduação e de especialização;
- relação dos dentistas e funcionários do consultório;
- comprovante de conta bancária para os repasses de valores.
Para além de entregar a documentação, uma boa recomendação é, se possível, procurar outros profissionais credenciados para entender como funcionam os procedimentos na prática. Isso porque os requisitos podem variar de acordo com cada convênio ou plano odontológico.
O credenciamento ao convênio ou plano odontológico deverá ser renovado quando for firmado em contrato ou quando o CCM do consultório (ou a razão social) passar por alguma mudança.
Como atrair mais clientes para o seu negócio?
O credenciamento é uma ótima forma de começar a trabalhar. No entanto, existem algumas práticas de gestão de atendimento que poderão fazer com que novos clientes apareçam.
Você deve ter em mente que a conquista de um cliente se dá pela experiência que ele terá quando estiver em contato com a sua marca. Se você procura alcançar reconhecimento de mercado, confira nossas dicas a seguir.
Facilite a marcação de consultas
A qualidade do atendimento é um dos primeiros pontos que precisam ser pensados. A clínica de radiologia odontológico deverá ter uma apresentação. Assim, na hora de selecionar um profissional para atender as pessoas, preze pela boa comunicação, expressão e cordialidade.
Afinal, o primeiro contato com o cliente para a marcação de consulta costuma ser realizado por telefone. A primeira impressão é aquela que fica. De olho nesse preceito, vale a pena perceber que não se trata apenas de aparência apresentável e cordialidade, mas de organização e facilidade quanto ao fluxo da agenda e disposição para encontrar a data perfeita para o cliente.
Quanto mais canais de acesso você tiver, melhor será para ambos os lados, lembrando que eles precisam ser eficientes na comunicação para não atrapalhar. Decidiu fazer um site ou criar perfis nas redes sociais? Então, seja sucinto, transparente e direto. Leve o máximo de informações úteis para o cliente, como informar sobre os estacionamentos próximos ou qualquer outra prática atenciosa.
Acolha o paciente
O paciente se impressiona com o nível de conforto de uma clínica. Se o lugar é desorganizado, quente e desagradável, você criará um impacto negativo. Portanto, monte um ambiente prazeroso e aconchegante, demonstrando bom acolhimento.
Ninguém gosta de esperar e, na área de saúde, atrasos são muito comuns. É fundamental que a espera seja menos “dolorosa”, de modo que o paciente se distraia enquanto aguarda. Você pode investir em móveis confortáveis, ar-condicionado, TV, Wi-Fi e outros agrados. Assim, você elevará as possibilidades de conquista e também de fidelização dos clientes.
Implemente um sistema de prontuário eletrônico
Como falamos mais acima, o sucesso do relacionamento com o cliente está conectado à qualidade da experiência que ele terá com sua empresa. Se você procura impressionar, nada melhor do que mostrar que conhece o seu cliente.
É importante lembrar que o público-alvo da clínica não são apenas os pacientes, mas também os profissionais que demandam os exames.
A implementação de um sistema de prontuário eletrônico poderá elevar o nível de percepção sobre o seu negócio, uma vez que você trocará o armazenamento de dados em fichas de papel e passará a contar com um trabalho mais moderno e automatizado.
Um prontuário on-line pode ajudar no acompanhamento de pacientes até antes das consultas, afinal, pela identificação deles, você poderá rastrear seu histórico de dados, otimizando o atendimento e demonstrando profundidade na relação. Quem é que não gosta de chegar em uma clínica e sentir que está sendo tratado e acompanhado de forma atenciosa?
Faça o credenciamento aos planos
Como adiantamos, o primeiro passo para fazer a solicitação é preencher um formulário e incluir seus dados pessoais e informações profissionais importantes sobre a sua carreira e sobre a sua clínica e/ou consultório odontológico.
De qualquer forma, o ideal é entrar diretamente em contato com o plano ou convênio para tirar dúvidas, avaliar os planos e escolher o mais vantajoso para a sua situação.
Os valores variam e levam em consideração vários fatores, como o tipo de procedimento realizado na clínica de radiologia odontológica, o tipo de cobertura, a quantidades de dentistas que já são credenciados dentro da região etc.
Quais são as diferenças em relação à clínica odontológica?
A clínica odontológica apresenta várias diferenças em comparação com a clínica de radiologia odontológica. Apesar de serem dependentes entre si, cada um desses estabelecimentos contém suas características específicas que as fazem diferenciar uma da outra. Você ficou curioso para saber quais são? Confira a seguir.
Primeiramente, a clínica odontológica é o local onde os dentistas realizam procedimentos padrões relacionados aos cuidados com a saúde da boca dos pacientes e a manutenção bucal odontológica, como obturações, canais, limpeza, cirurgias, fixação de aparelhos e outras atividades típicas.
Por sua vez, a clínica de radiologia odontológica é o estabelecimento que presta serviços de diagnósticos por imagem na região bucomaxilofacial dos pacientes — área da boca, maxilar, gengiva e face, de uma maneira geral. Nesse sentido, os profissionais que atuam nesse local fazem radiografias, tomografias e qualquer outro procedimento que envolve a documentação odontológica dos clientes.
Além disso, uma diferença marcante é a formação dos profissionais que atuam nesses dois estabelecimentos. A clínica odontológica costuma exigir profissionais dentistas que têm a formação específica padrão, ou seja, a conclusão de nível superior na área de Odontológica e que sejam regularmente inscritos no CFO (Conselho Federal de Odontologia).
Já a clínica de radiologia odontológica requer que os seus colaboradores tenham curso técnico ou tecnólogo e a habilidade capacitação específica para manusear os equipamentos que efetuam as imagens, como raio-x.
Depois dessa etapa, os exames obtidos costumam ser entregues para o dentista, ou seja, o profissional especializado na área superior em Odontologia e que tem os conhecimentos específicos para analisar a imagem, elaborar o laudo e assiná-lo, após identificar a situação dos dentes do paciente. Portanto, a a clínica de radiologia odontológica costuma contratar ambos os tipos de profissionais.
Quais tipos de radiografia odontológica que devem ser oferecidos na clínica?
Para ter sucesso com o seu empreendimento, a sua clínica deve oferecer uma variedade de exames. Os principais exemplos são:
- tomografia para endodontia e para ortodontia;
- tomografia para implantes;
- tomografia da ATM;
- tomografia para avaliação de terceiros molares;
- documentação ortodôntica e ortopédica;
- documentação para implantes e próteses;
- radiografia interproximal;
- radiografia panorâmica de ATM (articulação têmporo-mandibular);
- radiografia periapical;
- radiografia panorâmica;
- radiografia panorâmica com traçado anatômico.
Esperamos que este artigo tenha sido útil e informativo. Abrir uma clínica de radiologia odontológica não é uma atividade tão simples, pois implica diversos desafios. No entanto, eles podem ser vencidos quando há bom planejamento, busca pelo conhecimento e força de vontade. Ter sucesso nesse mercado é uma questão de boa formação profissional e investimento em equipamentos estratégicos. Boa sorte em sua investida!
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