Utilizado por mais de 1 bilhão de usuários, o Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo. Além de oferecer recursos que rompem barreiras geográficas e permitem mais interatividade entre as pessoas, essa plataforma se tornou uma grande vitrine comercial.
Diversos setores desfrutam dos benefícios que essa mídia social oferece, e na área da saúde não foi diferente. Com ela, dentistas e radiologistas ganharam mais uma opção para divulgarem seus trabalhos, e com isso, atrair clientes.
No entanto, para obter êxito com o Instagram, é preciso bem mais do que criar um perfil e fazer postagens regulares. Continue lendo este artigo e descubra estratégias essenciais para você atrair mais pacientes e aumentar a visibilidade da sua clínica ou consultório utilizando o Instagram. Acompanhe!
A importância do Instagram como ferramenta de trabalho
Não é novidade que o Instagram deixou de ser um simples hobbie e se tornou um importante instrumento de trabalho. Desde que começou a trazer recursos comerciais para as contas em 2016, as atividades nessa rede aumentaram exponencialmente.
Ao utilizar a plataforma, você consegue expandir as fronteiras do seu negócio para além do espaço físico, podendo promover o nome da sua clínica ou consultório através da criação e compartilhamento de diversos conteúdos que podem gerar valor para o seu trabalho, como dicas de saúde bucal ou até mesmo o dia a dia da sua clínica.
Dicas para impulsionar o Instagram em seu trabalho
Apesar de ser uma ferramenta tão importante, fazer marketing odontológico com o Instagram não é tão simples quanto parece. Confira a seguir algumas dicas para você implementar em seu trabalho e ter mais resultados com essa plataforma:
Utilize o seu perfil como conta comercial
Atualmente o Instagram oferece até 3 tipos de contas para os seus usuários: conta pessoal, comercial e para influenciadores digitais. Com a conta comercial, você tem acesso a diversos recursos, como métricas de desempenho, uso de botões de contato diretamente no perfil, recursos de anúncios com o Instagram ADS, relatórios detalhados sobre as suas postagens e também do perfil entre outras funcionalidades.
Mantenha o seu perfil sempre atualizado
O perfil da sua clínica no Instagram nada mais é do que a sua representação no mundo virtual. Por isso, certifique-se que todas as informações estejam corretas para seus seguidores, como o nome da clínica, endereço, telefone, site, e e-mail.
Além disso, você pode inserir todas informações na “bio” do seu perfil, que é um campo de descrição de 150 caracteres localizado abaixo do seu nome de usuário.
Use e abuse de CTAs
Os CTAs (Call to Action) são chamadas que convidam os usuários a realizarem uma determinada ação. Essas ações podem ser desde algo simples como pedir para que o seguidor curta a postagem, até ações mais complexas, como clicar no botão de contato.
Com eles, você torna a comunicação com o seu paciente mais efetiva e o conecta com os canais e propostas divulgadas no seu perfil. Por isso, não deixe de utilizar essa estratégia em seu Instagram.
Planeje o seu conteúdo
Outra importante etapa a ser seguida é o planejamento de conteúdo. Com ele, você terá mais clareza na produção de posts. Por isso, tenha em mente o tipo de conteúdo que você produzirá e sua periodicidade. Além disso, diversos profissionais da odontologia hoje estão no Instagram produzindo conteúdos relevantes para a área. Portanto, observe os principais perfis desse nicho e se inspire para criar o seu próprio conteúdo.
Utilize as ferramentas disponíveis
Além do tradicional feed, o Instagram também oferece as ferramentas de Story e Reels. Stories são conteúdos publicados nas redes sociais que desaparecem em 24h. Por durarem pouco, a proposta é usá-lo para criar conteúdo espontâneo, que aproxime e crie um bom relacionamento com seus seguidores, e com a nova ferramenta chamada “destaques”, você pode fixar no perfil diversos stories estratégicos de modo permanente, por tempo indeterminado. Já com o reels, você fica por dentro de todas as tendências para o seu nicho e pode aumentar ainda mais a sua relevância através de trends virais.
Hashtags também são importantes
O uso de hashtags no Instagram é outra boa prática que pode alavancar a sua popularidade nessa rede social. Com elas, você consegue aumentar o alcance de suas publicações através de palavras-chaves do seu nicho com o símbolo “#” na frente, como #dentista #odontologia #radiologiaodontologica. Por isso, não deixe de utilizá-las em suas publicações, sempre pesquisando as mais relevantes para o seu negócio. Além disso, hoje existem diversos aplicativos de hashtags que facilitam o trabalho de pesquisa.
Aproxime-se dos seus seguidores
Interagir com os usuários aumenta o engajamento deles com a clínica. Não deixe de responder às mensagens recebidas no direct e, quando permitido, poste fotos com os pacientes. Não se esqueça de marcá-los nas fotos.
Esteja atento às regras do CFO
Estar no Instagram não significa poder postar qualquer tipo de conteúdo sobre a sua área. Por isso, é importante tomar cuidado com algumas proibições que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) estabelece nas publicações realizadas por profissionais da odontologia.
Publicação de imagens sem a autorização do paciente, divulgação de preços, realização de sorteios ou concursos que ofereçam os tratamentos como premiação são algumas práticas proibidas pelo órgão. Você pode conferir todas as regras dessa legislação clicando aqui.
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