O fluxo de caixa para clínicas é uma ferramenta importante para auxiliar o crescimento sustentável de seu negócio, pois permite avaliar a saúde financeira da empresa e, assim, aumentar seu lucro.
Trata-se de fazer o registro de todo o dinheiro que entra e sai da clínica, o que possibilita ter transparência quanto às finanças do negócio. Com esse controle, você identifica as maiores fontes de receitas e gastos e, desse modo, consegue planejar melhor o futuro do seu empreendimento.
Quer saber como fazer esse controle de forma simples e eficiente? Então, confira, neste post, algumas atitudes para realizar a gestão financeira de seu negócio!
Observe as datas de pagamento dos clientes
É comum que os pacientes parcelem o valor do tratamento odontológico. Isso não é um problema se o registro de pagamento for realizado na data correta. Nesse sentido, não se deve registrar o recebimento de uma parcela em uma data anterior à efetiva realização de quitação.
Aqui, estamos falando de um detalhe importante, porque um registro inadequado gera uma falsa impressão de receita, culminando na realização de despesas sem meios reais de pagamento. Ao ter esse controle, o dentista contribui, ainda, para evitar a inadimplência, pois tem o registro correto de todos os pagamentos.
Tenha o cuidado de registrar entradas e saídas
Manter atenção aos registros significa ter controle e eficiência na gestão das finanças de seu negócio. Assim, ao registrar uma receita ou uma despesa, especifique sua origem com clareza. Dessa forma, ao final do mês, você não terá dúvidas se um valor é entrada ou saída e qual sua origem ou destino.
Nesse caso, ter um livro caixa bem preenchido também poupa esforços na hora de declarar o Imposto de Renda. Ser um empreendedor é tarefa árdua, por isso a organização é importante. Logo, tenha o compromisso de fazer o registro diário do fluxo de caixa e coloque sua clínica no caminho para o crescimento saudável.
Sendo assim, escolha um momento do dia para realizar esse controle, assim, a atividade passa a fazer parte da sua rotina de trabalho. Com esses dados, você pode fazer análises mensais das suas finanças para compreender quanto está lucrando por mês, quais são os maiores gastos, se é preciso trocar de fornecedor, entre outros pontos.
Separe a conta bancária pessoal da profissional
Quando se trata de fazer o fluxo de caixa para clínicas, um dos maiores erros dos dentistas é misturar as finanças pessoais e profissionais. Sabemos que, por conta da correria do dia a dia, pode parecer mais simples manter tudo junto.
Mas isso é um grande erro, por isso tenha duas contas bancárias, uma particular e outra para o consultório. Essa é uma maneira de separar os lançamentos e ter mais transparência quanto às movimentações do seu negócio.
Faça projeções de gastos e lucros
Além do controle diário de entradas e saídas, o dentista deve também realizar um planejamento das finanças para os próximos meses, de forma que consiga fazer projeções de despesas e receitas, como compras de equipamentos, investimento em tecnologia e melhorias para a clínica, visando a satisfação dos pacientes.
Com esses apontamentos, é possível pensar em estratégias para controlar os gastos nos meses de menor procura dos pacientes, como o período de férias, ou se preparar para trabalhar ações de marketing, a fim de divulgar seus serviços.
Outro ponto importante é que você pode se programar e fazer um fundo de reserva para quitar gastos, como o 13º salário da equipe, ou para custear algum imprevisto. Além disso, com a projeção de despesas e lucros, é possível, ainda, definir metas de curto, médio e longo prazo para melhorar os resultados da sua clínica e se destacar no mercado.
Conte com a tecnologia para fazer o fluxo de caixa para clínicas
Pode parecer trabalhoso colocar em prática todas essas dicas, não é mesmo? O dia a dia é corrido, você tem uma agenda cheia de pacientes e, é claro, não sobra muito tempo para cuidar da parte financeira.
Mas não é preciso se preocupar com isso: basta contar com softwares específicos para a gestão de consultórios. Com essa tecnologia, você automatiza os processos, evita erros nos registros, tem a garantia de backup das informações e otimiza essa atividade.
Entendemos que o dentista se qualifica na parte técnica e científica da Odontologia, logo, na hora de entender como fazer o fluxo de caixa para clínicas, é normal que surjam dúvidas. Apesar de parecer uma tarefa difícil, saiba que fazer esse controle é simples, ainda mais quando você investe em ferramentas voltadas para essa área.
Gostou das informações que apresentamos para melhorar a rotina administrativa do seu consultório? Então, também vai gostar de ficar por dentro das nossas dicas para reduzir a inadimplência do seu consultório!