A satisfação do paciente em uma clínica de radiologia é um fator fundamental para mensurar o seu sucesso. Afinal, aqueles que contam com os produtos e serviços de qualquer tipo de negócio tendem a ser os maiores termômetros de sua funcionalidade.
Contudo, é preciso saber como realizar uma medição eficiente. Caso contrário, não serão aproveitados os muitos benefícios que são conectados a essa prática, que envolvem desde uma maior visibilidade até a busca por melhorias contínuas.
Se você deseja conhecer as vantagens de compreender o quão satisfeitos os pacientes estão com seus esforços e aprender a determinar essa medida, prossiga com sua leitura!
Qual é a importância de medir a satisfação do paciente?
Não é incomum que as pessoas busquem evitar serviços que deixam a desejar. Essa atitude não é diferente com as clínicas de radiologia. Em linhas gerais, para que haja contentamento, o momento da consulta deve ser confortável, ágil e, em especial, eficiente.
Mas como saber se os esforços feitos em seu negócio atingem esse tipo de classificação? Bem, é nesse sentido que o monitoramento e a análise da satisfação do cliente atuam. Eles permitem que você entenda o que os consumidores pensam sobre os seus serviços.
Dessa forma, torna-se capaz de modificar os pontos que estão insuficientes. Além disso, é importante aprimorar os fatores positivos e minimizar gargalos — tanto no atendimento quanto no tratamento dos pacientes. São muitas as vantagens que a clínica acessa ao contar com a mensuração adequada, como:
- redução de falhas e retrabalhos em todos os setores;
- vantagem competitiva;
- otimização de processos;
- acesso a dados, que estimulam a cultura data driven do consultório;
- melhorias no atendimento etc.
Na busca por conquistar tais proveitos, é importante saber qual é a melhor forma coletar os feedbacks adequadamente. Uma delas diz respeito às pesquisas objetivas. Nesse caso, a tecnologia é uma grande aliada em sua realização. Afinal, ela permite que os clientes sejam claros em relação às suas impressões.
Como elaborar uma pesquisa de satisfação?
A parte mais importante de utilizar esse tipo de estratégia é, previamente, ter a certeza de que ela se enquadra nas necessidades de sua clínica. Caso acredite que o público tende a não ser tão receptivo quanto imagina, tenha em mente em que existem diversas formas de mensurar a satisfação do paciente indiretamente. Algumas delas incluem os feedbacks online e as avaliações por telefone.
Contudo, esse tipo de pesquisa é capaz de trazer a opinião real e objetiva de seus pacientes até você. Isso facilita a implementação de mudanças. A seguir, algumas dicas para montá-la adequadamente serão dadas.
Desenvolver um questionário
Entregar uma lista de perguntas a quem entra no negócio é uma das formas mais simples de tomar conhecimento de sua opinião. É essencial que ela conte com questões claras e objetivas. Além disso, devem abordar o feedback em relação ao atendimento.
Grande parte do que o público pensa sobre um serviço vai além dele próprio. As etapas anteriores, como o acesso ao site, a facilidade de agendamento e a comunicação também fazem muita diferença. Assim, é fundamental mensurá-las.
Capacitar a equipe
Não só os gestores, líderes e pacientes devem estar a par da realização da pesquisa de satisfação. Toda a equipe precisa ser informada em relação a ela. É importante orientá-la a tirar quaisquer dúvidas que surjam durante o preenchimento, por exemplo. Isso fará com que a devida orientação seja estendida ao público.
Aposte em explicar o funcionamento do questionário aos colaboradores e norteá-los na hora de coletar feedbacks em redes sociais, fóruns e demais espaços on-line que auxiliem na mensuração da satisfação do paciente.
Se possível, invista, também, em capacitações que melhorem continuamente o atendimento por parte da equipe. Esse passo tende a ser muito importante para a visão que os pacientes têm de uma clínica, uma vez que a comunicação delimita a primeira imagem que eles terão do espaço. Esforce-se na intenção de oferecer o melhor possível.
Usar a tecnologia
Existem diversas ferramentas e softwares que agilizam qualquer tipo de mensuração. Elas podem ser usadas tanto em união com as pesquisas físicas quanto sozinhas, promovendo a sustentabilidade. Afinal, são automatizadas e permitem que os profissionais acessem métricas, gráficos e outras informações que orientam a percepção do público em relação à clínica.
Uma das possibilidades que as modernidades voltadas à área oferecem é o envio de pesquisas digitais ao e-mail, WhatsApp ou telefone do público que acessa suas soluções. Dessa forma, eles darão notas e deixarão observações em campos designados especialmente para isso, facilitando o trabalho da equipe de dados.
Essa é uma opção bastante recomendada a quem deseja evitar o desperdício de papéis e maximizar o uso de recursos. Afinal, é possível programar o disparo automático de mensagens que lembrem o público de avaliar os serviços.
Contudo, esse envio deve ser feito com moderação. Exagerar na comunicação tende a afastar o paciente e causar um efeito reverso, diminuindo sua satisfação.
Qual a melhor solução para minha clínica?
Escolher entre as formas físicas ou digitais de coleta de dados é algo que deve ser feito em união a todos os membros da equipe de colaboradores. A melhor opção será aquela que se alinha ao perfil dos pacientes e às possibilidades com as quais os setores contam.
Caso os times já estejam conectados ao uso da tecnologia e acostumados com as inovações voltadas à área de radiologia odontológica, é provável que os formulários eletrônicos façam um maior sentido. Porém, se sua clínica ainda não abraçou a transformação digital, é uma boa ideia fazê-lo assim que possível e minimizar a chegada da obsolescência.
Medir a satisfação do paciente tende a ser mais simples do que você imagina. Essa atitude une a análise das necessidades de seu público com o acesso às tecnologias de sua equipe. Ao realizá-la da forma adequada, é provável que os pontos fracos da clínica sejam otimizados, enquanto os erros são minimizados e os melhores resultados possíveis ganham forma.
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