Você sabia que a imagem de seu negócio gera grandes impactos em seus resultados? O posicionamento, os valores e o alinhamento entre o que é dito e praticado é um ponto grandioso para o sucesso de sua clínica. Então, a fim de levar satisfação ao público, é fundamental alinhar sua comunicação com pacientes.
A tecnologia se mostra uma importante aliada de um atendimento voltado à atração, encantamento e fidelização de consumidores de todos os tipos. Com a radiologia odontológica não é diferente. Para otimizar o seu negócio, é essencial saber usá-la ao seu favor. Se você deseja aprimorar o contato com o público, não deixe de prosseguir com sua leitura!
O que significa desenvolver uma boa comunicação com pacientes de odontologia?
Ainda que cada pessoa tenha uma necessidade específica durante o atendimento, é inegável que muitos sentem algum tipo de temor em relação à odontologia. Para alguns, ir ao dentista é uma tarefa postergada até o último minuto, evitando que as visitas preventivas minimizem o risco de complicações. Esse não é o ideal e é uma das primeiras razões pelas quais a boa comunicação se torna imprescindível.
Ao compreender que a consulta será ágil, contará com ferramentas que tornarão o processo mais confortável e garantirá o acesso a tratamentos de ponta e inovadores, a ida ao profissional se torna tranquila. Além disso, acontece na frequência ideal e recomendada — e não quando já existem obstáculos na intervenção.
Em outras palavras, desenvolver uma boa comunicação com pacientes diz respeito a colocar suas demandas em destaque, aplicar promessas e valores organizacionais e, assim, minimizar incômodos e medos. É parte do objetivo de trazer o público para perto de você, analisar seus feedbacks e fidelizá-lo.
Qual a importância disso?
Sem dúvidas, uma boa comunicação é capaz de impactar diretamente qualquer negócio. Um bom relacionamento com os pacientes auxilia em melhores resultados, aproxima o público de você e gera satisfação. A fim de conquistá-lo, é preciso:
- solidificar e seguir o propósito da clínica;
- capacitar sua equipe para unificar a linguagem;
- compreender as necessidades dos pacientes;
- coletar e ouvir feedbacks;
- ter empatia, buscando se colocar no lugar do paciente;
- saber se comunicar de acordo com o que ele espera e estar atento aos seus interesses.
Atualmente, a busca dos membros de uma sociedade ágil e exigente é por eficiência. Dessa forma, usar artifícios que tornem a comunicação rápida — tanto dentro da clínica odontológica quanto para o público — é fundamental. É por esse motivo que se torna importante investir nas ferramentas certas.
Quais recursos ajudam nesse sentido?
Existem diversas atitudes e aprendizados que são capazes de auxiliar na busca de uma conversa bem-sucedida com pacientes. Contudo, o uso de artifícios digitais pode gerar impactos mensuráveis e expressivos no negócio. Por meio da universalização da comunicação — resultado da tecnologia —, é possível alcançar milhares de pessoas de uma só vez. Dessa forma, torna-se simples expor o posicionamento da marca, sua linguagem e principais formas de se comunicar.
Ao compreendê-las, seus pacientes vão absorver, mesmo sem perceber, os valores que norteiam sua clínica. Assim, saberão o que esperar de sua linguagem e se alinharão a ela. Tudo isso sem que você precise enviar uma mensagem diferente para cada pessoa, otimizando tempo e recursos.
As inovações também ajudam você a disseminar a forma com que seus colaboradores devem lidar com o público. Existem diversos softwares disponíveis no mercado que centralizam a informação. Por meio deles, você deixa todos os setores na mesma página e evita incongruências no atendimento.
Como melhorar a comunicação com pacientes?
As sugestões dadas a seguir priorizam os meios digitais. Afinal, eles são imperativos para os pacientes da atualidade, que estão constantemente conectados e tendem a buscar, cada vez mais, soluções que tornem seu dia a dia ágil e eficiente. A fim de aproveitar esses canais, é interessante investir em um tom amigável e simples.
Fale a mesma linguagem
Cada clínica de radiologia terá um público-alvo diferente e que precisa de cuidados especiais. Mesmo que procurem tratamentos semelhantes, os pacientes mudam seu comportamento a depender da região, das condições socioeconômicas, da idade, entre outros fatores. É por esse motivo que cada um é único.
Dessa forma, é importante buscar compreender quais são as demandas daqueles que vão à clínica e responder a elas por meio da mesma linguagem. Ao sentir que são ouvidos e que seus feedbacks são respondidos, seu público se mostrará muito mais satisfeito e trabalhará junto a você na construção de um negócio que atenda, de fato, suas necessidades.
Envie lembretes de consulta
Dar uma atenção extra ao paciente é uma excelente forma de demonstrar eficácia na comunicação. Lembrá-lo de seu compromisso não atua somente nesse sentido, mas, também, impede que você conte com horários vagos e desistências. Ao utilizar os lembretes, você alinha o sucesso e a proximidade com o público em uma só atitude.
Aposte no agendamento online
Uma boa maneira de usar as modernidades e a digitalização ao seu favor é apostar em uma agenda virtual. Nela, seus pacientes poderão escolher os melhores horários, iniciar conversas que estimulam um bom relacionamento (e culminam em uma melhor comunicação), remarcar consultas e fornecer feedbacks. Tudo isso de forma automatizada e ágil.
Utilize recursos como newsletter
O envio de e-mails é, comprovadamente, um recurso funcional do marketing digital. Ele atrai novos clientes, encanta os que já contam com seus serviços e auxilia na fidelização. Inteire os pacientes em relação às últimas novidades da clínica de radiologia odontológica e promova sua autoridade por meio de mensagens breves, objetivas e cativantes. Eles certamente vão se sentir especiais.
Envie SMS
Além do e-mail, as mensagens de texto também são ferramentas que aproximam os pacientes de você. Use-as como lembrete de consultas, canal de novidades em relação ao tratamento e forma de manter contato com aqueles que contam com você. O WhatsApp também é um excelente recurso nesse sentido.
A comunicação com pacientes pode ser mais simples e eficiente do que você imagina. Basta que ela seja pautada em recursos próximos ao público e que usem a tecnologia ao seu favor. Ao se sentirem contemplados, aqueles que contam com seus serviços vão manifestar sua satisfação e se manter próximos a você. Assim, a sua clínica colherá melhores resultados.
Se você deseja atingir maiores níveis de otimização para seu negócio, não deixe de conhecer boas práticas de atendimento em clínica.