Se você quer empreender no segmento da radiologia odontológica, precisa entender como escolher do nome da sua clínica. Essa é uma tarefa importante, pois será seu cartão de visitas e a maneira como você vai se comunicar com pacientes e parceiros, ou seja, vai representar a sua marca e a sua visão de negócio.
Por conta disso, é preciso que você se dedique ao processo e escolha um nome eficiente para o seu empreendimento. Inicialmente, é preciso definir seus objetivos gerais. Por exemplo, você quer ser uma clínica local, regional, nacional ou se tornar uma franquia? Esse é um ponto que vai influenciar a sua marca.
A partir disso, dá para seguir alguns passos para selecionar a melhor denominação para o negócio como mostramos neste post. Confira!
Tenha atenção ao mercado
Verifique os nomes de clínicas do seu segmento no mercado, fazendo uma pesquisa rápida na Internet. Mas, calma: aqui o intuito não é de copiar, mas sim conhecer nomes que combinam com esse negócio, especialmente aqueles que soam positivo para o setor ou que demonstrem confiança. Veja ainda se reforçam o uso da tecnologia ou proporcione outras sensações no público.
Use a técnica do brainstorm
Existe uma estratégia interessante se você quer descobrir como escolher o nome da sua clínica: o brainstorm, que, traduzindo, significa tempestade de ideias. Como funciona essa técnica? Convide pessoas de sua confiança de diferentes perfis para que tragam ideias variadas.
A dica é deixar o pensamento e criatividade de todos fluir livremente. Anote todas as ideias inusitadas que surgirem (boas ou ruins), pois esse não é momento de selecionar. Em seguida, escolha as sugestões que pareçam mais interessantes.
Analise os tipos de palavra que mais combinam com clínicas
Na radiologia odontológica, é importante pensar que as clínicas precisam transmitir a ideia de saúde, bem-estar, tecnologia e inovação em seus processos, certo? Por isso, tente seguir essa linha. Muitas vezes, um insight que pareça bom em um primeiro momento pode passar uma impressão ruim ao seu paciente, fazendo com que ele escolha o concorrente.
Escolha um nome que faça sentido para seu negócio
Além de refletir sobre seu nicho de atuação, um caminho para escolher o nome é também se concentrar na sua missão e valores, como qualidade, eficiência, preocupação ambiental, atendimento humanizado, entre outros aspectos. Assim, é possível selecionar palavras que possam transmitir seus diferenciais nesse sentido.
Não deixe ainda de examinar se o nome escolhido tem uma boa pronúncia, escrita, abre espaço para trocadilhos ou ainda se não faz associação a uma marca já existente. Isso pode ocorrer principalmente com siglas que representem nomes próprios de donos ou de suas famílias.
Uma saída é se colocar no lugar do seu paciente para descobrir se a escolha passa uma boa reputação do seu negócio. Não deixe ainda de fazer uma pesquisa com pessoas próximas para coletar diferentes opiniões sobre o nome ou nomes selecionados.
Seja original
Uma precaução importante é não plagiar uma marca que já exista no mercado. Por isso, faça uma busca minuciosa no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e também no ambiente digital: no site Registro, por pesquisa no Google e também nas redes sociais.
Dessa maneira, é possível verificar se esse nome já é usado por algum concorrente, se já foi registrado em algum domínio (website) ou se já tem um perfil no Facebook e Instagram, por exemplo. Após esse trabalho, exclua os nomes já utilizados e comece a trabalhar apenas nas opções que são exclusivas.
Após refinar suas opções, consulte seu advogado e verifique se é possível registrar legalmente as ideias que foram escolhidas. Fique com os nomes possíveis e finalmente selecione o que acredita ser o mais adequado.
Ter esse cuidado é essencial, pois a legislação prevê que a reprodução ou imitação de marca registrada é considerada crime, sendo que a pena é detenção de 3 meses a 1 ano ou multa.
Não tenha pressa
Tenha consciência de que o processo de como escolher o nome do seu empreendimento não é nada fácil. É natural que isso leve algum tempo e seja cansativo. Além disso, o nome escolhido não precisa dizer tudo sobre sua marca: precisa, na verdade, ser forte e representativo para ficar na memória do seu público.
Saiba, ainda, que palavras muito extensas são difíceis de memorizar por seus pacientes e potenciais parceiros, por isso opte por nomes curtos e fáceis de pronunciar. Lembre-se ainda de que o nome selecionado não vai agradar a todos e isso não é problema.
Gostou de saber como escolher o nome da sua clínica? Aproveite as dicas que listamos acima e reflita sobre seus objetivos de negócio. Reveja ou faça seu planejamento estratégico para reforçar quais são seus objetivos e, dessa forma, ter mais ideias nessa empreitada.
Quer acompanhar mais posts para que seu empreendimento tenha sucesso? Então descubra o que fazer para manter a organização na clínica de radiologia odontológica!