A realização de uma especialização em radiologia odontológica é objetivo de diversos Cirurgiões Dentistas, ainda que possuam outra(s) pós-graduações. Finalizada a jornada acadêmica, fica o questionamento: abrir uma clínica ou laudar de forma autônoma, à distância?
A verdade é que não existe uma resposta certa para essa questão. Neste artigo, buscaremos elucidar as possibilidades disponíveis para te ajudar a tomar a melhor decisão para o seu caso. Prossiga com a leitura e se aprofunde no assunto!
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Radiologista ou Laudador: com qual perfil eu me identifico?
Ao longo dos anos, diversos profissionais entram no mercado, empreendendo em clínica própria. Num primeiro momento, pode parecer que essa decisão é a mais coerente (ou a única) a se tomar. Porém, é necessário muito cuidado na hora de definir essa questão.
Além disso, com o advento da internet e dos serviços digitais, o trabalho remoto alcançou cada vez mais segmentos. Essa tendência ficou ainda mais evidente com o surgimento da pandemia, onde essa metodologia foi implantada a fim de diminuir os contatos físicos, o que impulsionou ainda mais a dissolução das barreiras físicas e geográficas.
Nesse âmbito, vemos que a radiologia já consegue lidar com essa mudança. O surgimento da telerradiologia trouxe uma gama de oportunidades para o setor, como a realização de laudos à distância. Essa tendência se tornou muito útil pois, através do envio das imagens e informações necessárias para o especialista, este consegue laudar os exames de qualquer lugar e devolver toda a documentação em instantes.
Se de um lado, a clínica consegue reduzir custos sem sacrificar a qualidade do diagnóstico. Do outro, a nova tendência traz mais oportunidades para o mercado, abrindo um verdadeiro leque de opções para os profissionais da área.
A atuação como radiologista empreendedor
Para abrir a própria clínica radiológica, uma série de fatores devem ser levados em consideração, desde questões legais que envolvem autorização da vigilância sanitária e documentações, até a parte estratégica do negócio. A seguir, destacamos alguns pontos relevantes para os quais você precisa se atentar:
Faça uma análise de mercado:
Primeiramente, é importante que você realize uma boa análise de mercado. Essa análise vai possibilitar que você defina pontos como: escolher a região onde pretende atuar, identificar o público que lá vive e entender as suas características sociais, econômicas e culturais. Além disso, uma análise da concorrência deve ser feita. Descubra quem são seus concorrentes, a precificação que eles oferecem, e outras informações importantes, como a demanda de exames de imagem na região.
Entenda as questões legais:
Para abrir uma clínica, uma série de protocolos legais devem ser seguidos. Um deles é o Alvará de Funcionamento, que é uma licença concedida pelo município para que você possa exercer a sua profissão em determinado local. Você pode solicitar essa licença na prefeitura da sua cidade.
Além disso, os serviços de saúde devem ser registrados por um especialista da área. Por isso, o responsável pelo empreendimento precisa ter um registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Essa exigência é o mínimo para que a as partes interessadas da empresa trabalhem com a segurança de que estão sendo geridas por alguém com formação na área da saúde, facilitando o trabalho da fiscalização pública.
Além disso, outra legislação a ser considerada é a portaria 453/9, que definiu alguns requisitos operacionais que visam otimizar a proteção radiológica. De acordo com a legislação, a empresa deverá manter um supervisor de proteção radiológica de radiodiagnóstico para se responsabilizar pelas ações protetivas. Além disso, um responsável técnico odontólogo precisará responder pelos procedimentos radiológicos gerais.
Faça um mapeamento de gastos:
É importante ter em mente que, para abrir uma clínica de radiologia, é necessário fazer um investimento relativamente alto, na aquisição de equipamentos e infraestrutura.
O maquinário de uma clínica de radiologia é robusto e caro. Quem está disposto a fazer esse investimento deve se preocupar não apenas com a aquisição de aparelhos em perfeito estado, que sejam novos e, de preferência, com garantia e orientações de fabricantes.
Além disso, a possibilidade da sistematização de tarefas é um ponto a ser considerado, pois aumenta a produtividade do seu trabalho e agrega valor ao serviço oferecido. Por isso, levante os custos de softwares clínicos, como o Studio 3 da Radio Memory.
Invista em estratégias de captação de pacientes:
Não adianta montar uma clínica cheia de equipamentos sofisticados sem planejar como conquistar pacientes e dentistas parceiros, não é mesmo?
Nesse sentido, defina algumas estratégias para divulgar a sua clínica. O uso das redes sociais é um método bastante eficaz para atrair a clientela. Por isso, garanta que o seu negócio esteja visível nos principais canais digitais, fornecendo também um conteúdo educativo para os seus potenciais clientes.
Além do mais, faça contatos com os consultórios odontológicos propondo alguma parceria para que esses profissionais encaminhem os seus pacientes para realização de exames em sua clínica.
A atuação como telerradiologista laudador
O surgimento da telerradiologia diversificou oportunidades para os profissionais que não pensam em empreender num primeiro momento, pois a prática digital permite a elaboração de laudos dos exames de imagem à distância.
O processo se inicia com a captura das imagens bucais do paciente diretamente no consultório ou na clínica radiológica, e depois são enviadas pela internet para o telerradiologia laudador, que examina as imagens, faz o laudo e as envia de volta, de forma digital.
Essa atualização do fluxo de trabalho gera uma série de benefícios aos profissionais envolvidos, trazendo mais agilidade e qualidade na produção dos laudos. Contudo, a atuação como radiologista laudador também envolve uma série de cuidados e estratégias que devem ser consideradas .
Conheça o mercado:
A atuação do telerradiologista se difere um pouco da atuação dos donos de clínica. Mesmo não dispondo de um local físico para realizar as suas atividades, é necessário redobrar a dedicação no trabalho de inteligência de mercado e marketing. Por isso, procure entender esse mercado, fazendo análises dos hábitos dos seus potenciais clientes e até mesmo dos seus concorrentes. Não menos importante, realize contatos com as clínicas de radiologia e possíveis solicitantes que podem se interessar pelo seu serviço Com isso, você poderá ter uma base de qual preço poderá cobrar, e como diferenciar seu serviço.
Se mantenha atualizado:
Outro fator importante é o conhecimento necessário sobre tecnologia e radiologia que você deve ter. Por isso, mantenha-se sempre atualizado, tanto em relação às tendências da área, para que você domine as ferramentas tecnológicas disponíveis na atualidade, quanto no âmbito científico, para que você tenha um aprendizado contínuo na radiologia odontológica.
Invista em Marketing:
Se você quer se tornar um telerradiologista laudador referência, o marketing é o aliado perfeito. Com a evolução digital, essa estratégia se tornou ainda mais essencial como forma de divulgação.
Implementando estratégias simples, você já consegue diferenciar o seu trabalho, veja algumas:
- Crie e mantenha o seu perfil atualizado nas redes sociais;
- Esteja presente nos principais grupos de discussão para se engajar,
- Tenha um site para divulgar o seu trabalho.
- Crie uma lista de emails para manter contato com seus potenciais clientes
Além disso, o marketing tradicional ainda é uma ótima estratégia para se posicionar no mercado. Por isso, ofereça cartões de visita a seus potenciais clientes, e participe de cursos, workshops e eventos da área.
Como a Radio Memory pode te ajudar
Ocupando uma posição de destaque na vanguarda da radiologia odontológica, a Radio Memory se orgulha de oferecer soluções digitais que aumentam a produtividade de profissionais da área, sejam donos de clínica ou telerradiologistas
Os que trabalham in loco podem contar com o Studio 3 para gerir o dia-a-dia da clínica. Contando com o que há de mais moderno, esse sistema permite que o usuário centralize todas as suas atividades dentro de uma mesma plataforma: desde o processamento e distribuição dos exames, até a gestão financeira e operacional do seu consultório.
Além disso, ele também pode contar com os recursos do Módulo de Inteligência Artificial, que permite a padronização de templates e realiza a marcação automática de cefalometrias.
Os radiologistas autônomos, por sua vez, têm disponível para uso o iDoc Laudador
Com ele, os laudadores se cadastram para ficarem
disponíveis para qualquer solicitante que requisite laudos através do iDoc e conseguem realizar seus laudos gratuitamente na plataforma.
Além disso, dentro do iDoc é possível que você crie um site gratuito para divulgar os seus serviços de telerradiologista aos outros profissionais.
No fim, concluímos que não existe caminho certo ou errado. As possibilidades de atuação são inúmeras e não são necessariamente excludentes. Decidir entre elas vai depender do seu objetivo como profissional.
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