Muitos dentistas acreditam que fazer marketing digital odontológico é um desafio enorme e impossível de simplificar. As estratégias podem até ser complexas e envolver algumas ferramentas novas, mas dar os primeiros passos no marketing digital de sua clínica pode gerar bons resultados.
A primeira ação é marcar presença na web, e isso significa ter um site e estar presente nas redes sociais — sobretudo, Facebook e Instagram. Além disso, o site deve ser criado com segurança. Caso você já seja usuário iDoc, você pode configurar gratuitamente seu site em nossa plataforma.
Neste post, você vai entender por que é tão importante investir no marketing digital odontológico e quais são os benefícios de marcar presença na web. Continue lendo e veja os primeiros passos para fortalecer a imagem da sua clínica com o marketing digital!
A importância de investir no marketing digital odontológico
Considerando que as pessoas estão cada vez mais digitais e resolvendo seus problemas pela internet, a empresa que não usar o ambiente online para se comunicar com o público corre o risco de não ser lembrada.
Na área da saúde, a tecnologia expande seus benefícios muito além dos equipamentos de ponta para realização de procedimentos. O marketing digital tem sido responsável por resultados notáveis em empresas dos mais diversos segmentos, o que inclui a odontologia.
O meio digital atrai, sobretudo, quando os potenciais clientes estão em busca de informações ou profissionais. Há quem procure ajuda de forma preventiva, mas é bem comum que dentistas sejam a salvação em situação de dor aguda ou quando acontecem acidentes, como quebra do dente ou perda de uma peça.
Ter um site educativo e informático pode atrair audiência e gerar um tráfego consistente. Ao envolver o público, em médio e longo prazo, será possível perceber os primeiros resultados, como o aumento no número de agendamentos realizados.
Benefícios do marketing digital para clínicas odontológicas
No geral, considerando o comportamento tecnológico dos consumidores, o contato com a clínica odontológica é feito depois de uma ampla pesquisa. Quando chegam a agendar uma consulta ou procedimento, os clientes já sabem o que vão encontrar.
O marketing digital odontológico é uma isca para fisgar os melhores perfis de clientes na tentativa de gerar bons negócios. Com uma boa estratégia de marketing, os benefícios começam a surgir, aumentando as chances de sucesso.
A seguir, veja alguns dos principais benefícios de marcar presença digital e ter uma boa comunicação com o público da sua clínica!
Ser reconhecido na internet
A visibilidade digital é um dos maiores benefícios do marketing digital para uma clínica odontológica. As possibilidades de aparecer para um número maior de pessoas pode aumentar bastante a base de clientes.
No site, é essencial disponibilizar informações básicas sobre atendimento e os procedimentos oferecidos, além de facilidades para que o potencial cliente entre em contato. Isso é possível com a implementação de um chatbot, por exemplo.
Com o atendimento virtual dentro do próprio site, o usuário poderá obter mais informações até mesmo fora do horário comercial, quando a clínica estiver fechada. No dia seguinte, basta que os atendentes deem continuidade.
Fidelizar os pacientes
A fidelização é outro ponto que o marketing digital explora. Além da credibilidade obtida com a produção de conteúdo relevante, uma experiência diferenciada faz com que o público sinta maior segurança na escolha.
Primeiros passos para começar a investir no marketing digital odontológico
Depois de criado o site, faça uma página de sua clínica no Facebook e crie um perfil novo para o Instagram, exclusivo para sua clínica. Esses três canais podem atrair o mesmo público de formas diferentes.
É comum que cirurgiões-dentistas não tenham muito tempo disponível para dedicar ao Facebook, por isso, é interessante investir uma quantia, pagando para impulsionar suas publicações. Além de conteúdo, é atrativo lançar campanhas promocionais exclusivas e temporárias aos seus seguidores.
Com sua presença digital garantida, comece a divulgar conteúdo de interesse de seus clientes e mantenha as informações de contato sempre atualizadas. O importante para ter uma boa estratégia de marketing digital é começar. Portanto, crie seu site e entre para as redes sociais.
No entanto, vale lembrar: embora as redes sociais tenham um potencial natural de impulsionamento, é primordial planejar antes como serão utilizadas. Para que o marketing digital funcione adequadamente, é preciso acertar na construção do relacionamento e da imagem.
A seguir, apontamos alguns passos que você pode seguir para alcançar o objetivo desejado!
Conhecer o público da clínica
Para quem sua empresa, seu trabalho e serviços são direcionados? Para ter um resultado eficiente, é preciso começar conhecendo quem são, de fato, seus potenciais clientes. Depois disso, será mais fácil produzir conteúdo.
Um público bem definido tem características comuns, que permitem conhecer detalhes sobre suas preferências, necessidades e expectativas. Dessa forma, será mais fácil usar o marketing para envolver os usuários da web.
Esse envolvimento pode trazer o público para mais perto da sua clínica e estimular a tomada de decisão. Ao alcançar a audiência ideal, as oportunidades de fazer negócio serão maiores. Por isso, invista um tempo em pesquisa e na definição do seu público antes de colocar as estratégias em prática.
Desenvolver um site atrativo
Sem atração não há retenção, tampouco fidelização. O site é um dos meios mais conhecidos e, junto com as redes sociais, é um canal de interação com o público. Por isso, cuide para manter uma página com um visual interessante e conteúdos que sejam realmente relevantes para quem procura uma clínica odontológica de qualidade.
É crucial manter as informações atualizadas, assim como os meios de contato com a clínica. Além de produzir o conteúdo, é preciso promovê-lo usando as redes sociais para fazer compartilhamentos e atrair uma maior audiência para o site.
Marcar presença nas redes sociais
As redes sociais são, inclusive, determinantes para as ações do marketing digital odontológico. O volume diário de visitantes que circulam pelas redes pode aumentar consideravelmente o potencial de sucesso do seu negócio.
Adéque a linguagem para cada tipo de rede, sempre buscando interação com o público, estimulando-o a tomar uma ação — seja deixando um comentário, compartilhando algum conteúdo ou seguindo a página para ser notificado quando houver novidades.
Monitorar os resultados
Quantas pessoas passam diariamente pelo seu site ou quantas fizeram alguma ação depois de ler um conteúdo? Qual o conteúdo mais acessado e quantas ações foram geradas a partir dele?
Responder a essas e outras perguntas é primordial para avaliar se os resultados das ações de marketing digital estão satisfatórias. Pelos indicadores, você pode verificar os pontos que estão dando certo e o que precisa de melhorias.
Os números não mentem e, com uma boa ferramenta de geração e coleta de dados, as informações produzidas podem levantar ideias, apontar os erros e acertos já mencionados, mostrando caminhos claros e objetivos.
Promover engajamento do público é um desafio constante, que requer cuidado e atenção diários. O ideal é ter profissionais específicos para não apenas desenvolver estratégias, mas colocar para funcionar ações que entendam o que o potencial cliente deseja e espera ao fazer contato com a sua clínica.
O marketing digital odontológico estabelece o contato, entretanto, é imprescindível alimentar o interesse do público. Por isso, utilizar meios variados de chamar a atenção e criar oportunidades de fortalecer a imagem da sua clínica é essencial para obter uma vantagem competitiva no mercado.
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